-
Arquitetos: Studio Arquitetônico
- Área: 215 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Estudio NY18, Daniel Mansur
-
Fabricantes: AMÉMCASA, Conceito Digital, Construflama, Deca, ESTUDIO DANIEL COUTINHO, Elettromec, Fórmica, Galeria Celma Albuquerque, Grupo Armind, Jader Almeida, Marie Camille;, Portinari, Primalinea, RP MARMORES, SANTA CECILIA MARCENARIA, Simon, São Romão, Tecai, Templuz, Tintas Coral
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirado nas linhas modernistas, Studio + Fórmica, ambiente da CASACOR Minas, se destaca pela arquitetura com formas orgânicas, concebida em homenagem à Semana de 22. Os arquitetos Assis Humberto e Marcus Vinícius, fundadores do Studio Arquitetônico, assumiram o compromisso de criar o projeto do Studio + Fórmica, a cozinha funcional da CASACOR Minas. Tradição na mostra, o espaço vem abrigando uma série de encontros e aulas-show de gastronomia, promovendo encontros e a cultura mineira de reunir pessoas em torno da mesa para experiências gastronômicas. A programação inclui a presença e participação de chefs convidados para uma série de ações como brunchs, almoços, jantares e degustações de vinhos.
O projeto dos arquitetos Assis Humberto e Marcus Vinícius, para a CASACOR Minas 2022 teve como como foco principal a arquitetura. A inspiração para a arquitetura sensorial proposta pelos arquitetos teve como ponto de partida o centenário da Semana de 22, considerada um marco histórico para toda a sociedade brasileira, com reflexos na cultura, arquitetura, design e na moda.
Inspirados pelo Modernismo, Assis Humberto e Marcus Vinícius, desenvolveram uma arquitetura que explora as formas orgânicas. “Em nossa arquitetura, fazemos uma homenagem a esse movimento. Nosso traço contemporâneo foi acrescido de elementos da cultura modernista, como as curvas delgadas, vãos livres, a caixa de vidro, que delimita o lounge, sem perder a conexão com a natureza. O mobiliário e as obras de arte reforçam essa conexão com o que é nosso”, destaca Marcus Vinícius, do Studio Arquitetônico.
O resultado surpreende pela leveza, beleza das curvas e pela integração com o entorno. O acesso ao ambiente se dá por meio de uma passarela suspensa que atravessa um jardim. O visitante é conduzido até um lounge, todo envidraçado cercado por jardins, que funciona como uma antessala para a ‘cozinha’. O desafio da dupla foi tirar o protagonismo da cozinha, fazendo com que exista um diálogo harmônico entre todos os espaços do ambiente, criando climas diferentes, mas complementares.
O Studio + Fórmica foi pensado para ser uma ‘cozinha de sensações’. O mobiliário autoral, desenvolvido em parceria com a Prima Linea, foi inspirado na infância dos arquitetos. É o caso da mesa Jirau, que remete aos antigos jirais e das confortáveis cadeiras Taboca, palavra do Tupi que significa bambu brasileiro. “Ao nos conectarmos com nossa essência, relembrando momentos com nossos avós, desenvolvemos a mesa que batizamos de Jirau. O Jirau é a peça mais democrática do design vernacular. O termo, oriundo da língua tupi, designa uma estrutura composta por tábuas sobre varas e paus, a meia altura, que serve para abrigar e proteger colheitas do contato com solo e também para secar vasilhames ao sol. A mesa com tampo orgânico remete aos lagos das veredas, apoiados por quatro bases cilíndricas de diferentes espessuras, fazendo uma alusão às varas utilizadas para suportar um jirau”, aponta Assis Humberto. A ideia da dupla foi romper com as formas rígidas das tradicionais mesas de jantar, agregando um ar de leveza aos espaços contemporâneos.